23 de junho de 2021

CIFERAL PADRON ALVORADA MERCEDES-BENZ OF-1318 RÁPIDO SÃO CRISTÓVÃO

Voltando às origens (em vários sentidos), trago agora um desenho de um Alvorada da Rápido São Cristóvão, extinta empresa de Quissamã-RJ, desde os tempos que a cidade era apenas um distrito de Macaé. 

Povo que me conhece sabe que a cidade viveu uma relação de amor e ódio com essa tradicional empresa. Se por um lado, os ônibus quebravam muito, por outro, a empresa era uma grande empregadora na cidade, e queira ou não, era praticamente um símbolo de Quissamã. Tempos que todas as ruas de Quissamã eram mão dupla e nem se sonhava em existir um terminal de ônibus no bairro Caxias – as linhas tinham seu ponto inicial e final na porta da garagem, exatamente na praça da igreja matriz. 

Os Alvoradas da São Cristóvão tiveram várias configurações, e falando em layout, teve tanto com máscaras negras quanto sem as mesmas. Preferi retratar com as máscaras. Nesse layout também houveram vários outros modelos, como Condor, Padron Rio, Amélia, mas o Alvorada com certeza é o mais lembrado mesmo por quem não é busólogo.