1 de dezembro de 2020

BUSSCAR URBANUS MERCEDES-BENZ OF-1315 CAMPOSTUR

Paintbus é resgate histórico, e agora segue registro de uma pintura muito tradicional que circulou no Norte Fluminense, de mais uma empresa já extinta.

A “CamposTur Viação São João da Barra”, como o nome já entrega, operava nestas duas cidades. Na época que eu conheci, meados dos anos 90, fazia algumas linhas municipais dentro de Campos, notavelmente pro distrito de Goitacazes, pra Xexé, no Farol de São Thomé, e também Cambaíba, na Baixada Campista. Mas tempos depois, a empresa ficou só com as linhas intermunicipais entre a Rodoviária Velha de Campos e localidades de São João da Barra.

Houveram mais dois layouts após esse, inclusive com carros 0km na última leva, mas no monento que pinto esse desenho, a empresa se encontra desativada e as linhas intermunicipais para São João da Barra sendo operadas pela 1001 com carros da Macaense, após passarem também emergencialmente pelas mãos da Brasil.

De certo, o Urbanus “quadradão” foi o que mais marcou com essa pintura, embora vários outros modelos tenham circulado com ela. Existe uma certa confusão que não sei explicar sobre existirem registros no Detro como RJ118 e RJ197. Eu podia evitar esse assunto retratando o modelo em alguma linha municipal de Campos (certamente eu o faria na 222 Goitacazes), mas pra ser fiel à foto que usei de base, usei um dos prefixos intermunicipais dela. Ah, antes que mencionem, sim, os Urbanus circularam tanto com quanto sem vigia traseiro. Como optei por retratar um com vigia traseiro, vale mencionar que as icônicas faixas na traseira, nesse caso, não subiam até o teto, diferentemente da versão sem vigia.