23 de junho de 2021

CAIO PADRON VITÓRIA MERCEDES-BENZ OF-1318 AUTO VIAÇÃO CORDEIRO

Pra quem é do grupo da Febrabus, este desenho está longe de ser inédito, apenas troquei a barra de créditos. Mas nessa postagem eu queria trazer um carro antigo de uma empresa que tenho um carinho muito grande.

A Auto Viação Cordeiro, que não é da cidade de Cordeiro, hehehe. Conheci ela na verdade pelos idos dos anos 2000. Hoje em dia com o novo sistema do transporte público de Campos, opera linhas dentro da área urbana, e já vi operando até linha para o Farol de São Thomé, mas a base dela sempre foi servir localidades do distrito de Dores de Macabu. Esse distrito, além de eu ter um amigo de lá, eu passava muito pois é um caminho alternativo entre Campos e Quissamã, menos longo mas com péssimas estradas de barro.

Inclusive passando por este caminho, eu conheci linhas que não existem mais, bem pra dentro da área rural, como Macaco e Rio da Prata, mais distantes que Dores de Macabu. Mas as principais (e únicas) sempre foram a 114 Dores de Macabu e 113 Ponta da Lama, que fica no início da estrada entre Dores de Macabu e a BR-101.

Mas meu carinho é porque em idos dos anos 2000 eu morei numa pensão exatamente do lado, muro com muro, com a pequena garagem da empresa, na esquina com o CEFET Campos. Eu conhecia todos os funcionários da empresa. Um dos ex-motoristas inclusive a pouco tempo se mudou aqui pra perto de casa, fala comigo até hoje.

No mais, a empresa também se destacava por ser laranja e azul até a chegada da famigerada pintura padrão, e por ter tido, mesmo com frota reduzida, uma variedade interessante pra região. Chassis Ford, Volks, Mercedes-Benz, várias gerações do Svelto, Busscar Urbanuss Eccoss… Em suma, mesmo pequena, essa empresa sempre se destacou.