23 de junho de 2021

MARCOPOLO VIALE MERCEDES-BENZ OF-1722 RÁPIDO MACAENSE

Segue agora desenho da pintura padrão que eu mais curti, mesmo odiando as mesmas, hehehe. Mais um desenho da Macaense, de Macaé-RJ. A cor predominante azul remetia ao mar, com as ondas em branco (que dificuldade em fazer essas ondas no desenho, na moral hein!!!) e o “flare” de Cabiúnas aceso, lembrando que Macaé era a capital do petróleo no Brasil.

Por ter sido padrão, essa pintura também foi usada pela Líder com seus Citimax e Vips I em uma ou duas linhas, a São Cristóvão (sim, a de Quissamã) com uma linha no Cehab e pela recém criada e já extinta Expresso Macaé, com linhas pra região serrana da cidade e transporte universitário para Campos, mas por motivos óbvios, foi com a Macaense que mais ficou marcada. A Macaense renovava a frota também com Spectrums, mas os Viales marcaram mais, tanto os de 2 quanto os de 3 portas.

Nesses tempos, a prefeitura organizou melhor o transporte municipal, com a criação de terminais (dois deles, o da Barra e o da Lagoa, já desativados a tempos) e nova numerações e itinerários das linhas, que agora tinham uma letra antes dos dois dígitos, a qual variava de acordo com o serviço da linha, embora também existam fotos dessa pintura operando linhas de apenas dois dígitos, bem no começo da reorganização.

Tempos depois, foi criada a SIT (Sistema Integrado de Transporte), com uma ridícula pintura monocromática (minha opinião), mas isso já é tema pra uma próxima publicação…