15 de abril de 2021

CIFERAL PADRON ALVORADA MERCEDES-BENZ OF-1313 VIAÇÃO GARGAÚ


Mais um campista pro site.

Um Alvorada da Gargaú foi de fato o primeiro ônibus campista que eu vi na vida. Mencionei sobre isso no post do Vitória da Progresso. Não lembro o ano exatamente, só que era antes de 1995. Depois que meus pais chegaram em casa, do serviço, pegamos estrada pra ir visitar a casa de uma tia em Campos. Primeira vez que eu ia pra um lugar mais distante que Quissamã. Em um iluminadíssimo posto de gasolina (muuuuuito provavelmente, o “Posto do Russo“, de Serrinha mesmo), na beira da estrada, lá estava ele, parado… E eu, como “caçador infantil de ônibus urbanos”, não esqueci mais…

Tempos depois fiquei sabendo que ela operava as linhas municipais no lado sul da BR-101 (Serrinha, Caxeta, Pernambuca, Ibitioca…). Na segunda metade dos anos 90, a empresa fechou, e as linhas foram passadas para a Rápido São Cristóvão, daqui de Quissamã, e mais tarde, com o fechamento desta, passaram para a Geratur e Jacarandá.

Esse post é outro que deixa mais perguntas que respostas. Relatos na internet (e de um ex-chefe meu também) dão conta que a Gargaú cobria boa parte do Norte, Noroeste e até região Serrana do estado, com linhas para São Francisco do Itabapoana (onde existe uma praia chamada Gargaú) até Cordeiro e Nova Friburgo. Uma área de atuação tipo a da Brasil em recentes tempos.

Existe registro na internet desta empresa operando linha para Ururaí, num layout anterior a este, e o intrigante registro que me auxiliou nesse desenho: a linha de Serrinha sendo operada com carro intermunicipal…

Se alguém souber mais sobre a operação dessa extinta empresa, fique à vontade para compartilhar nos comentários…