29 de novembro de 2020

CAIO APACHE VIP II MERCEDES-BENZ OF-1418 QUISSATUR VIAGENS E TURISMO

Aqui acho que preciso situar historicamente esse registro. A Rápido São Cristóvão sempre foi a operadora “master” do transporte intermunicipal de Quissamã-RJ. Por má gestão, teve que largar o osso algumas vezes, para a 1001, Macaense, Macabu e Brasil, mas sempre movia céus e terras para voltar. Até que o Detro-RJ deu um basta final. Após período onde as linhas novamente foram rachadas entre as citadas empresas, entrou em ação a Quissatur, que já existia anos atrás como braço de fretamento da agora extinta São Cristóvão.

A intenção inclusive era que a Quissatur assumisse tão logo a São Cristóvão saísse, mas como o Detro-RJ passou as linhas primeiramente para Brasil (Campos) e 1001/ Macabu (Macaé), carros urbanos da Quissatur chegaram a ser vendidos e operaram em outras cidades do Estado, como Carmo e Itaguaí. A ponto de, quando ela de fato iniciou operações urbanas, busólogos achavam se tratar de uma pintura padrão para Itaguaí, sem saber que esse icônico layout fora criado tendo em mente o horizonte da própria Quissamã, com palmeiras reais.

A empresa possui laços com a Evanil (Nova Iguaçu-RJ) e fez negócio com o espólio da CamposTur (São João da Barra-RJ), mas isso é assunto pra outro desenho…